O Prestígio da Liderança

artigos2Um dos temas mais importantes abordado por administradores é a liderança, em virtude do papel fundamental que os líderes representam na eficácia da organização e do grupo.
O termo liderança foi definido recentemente como uma habilidade de inspirar confiança, motivar, influenciar e dar apoio às pessoas de cuja competência e compromisso.
Um bom líder sabe motivar sua equipe.

E motivar sua equipe quer dizer que saberá ver o lado bom das coisas, o lado mais leve. Adotando uma atitude divertida de vez em quando, assim seu colaborador se sentirá mais a vontade para trocar ideias com você.
Pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividade relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.

As pessoas devem trabalhar juntas para intercambiar experiências e conhecimentos dos vários membros da equipe a fim de tornar a ação coordenada, inovadora e engajada no diálogo (CHIAVENATO, 1999, p.320).
Portanto, podemos observar que a maturidade do grupo é que determina uma boa liderança, e isso ocorre através do conhecimento, experiência, satisfação, personalidade do líder e pressão psicológica .
A verdade é que os líderes influenciam seguidores, sendo assim, existe aqueles que acreditam que os líderes tem por obrigação considerar a ética de suas decisões, diferentemente dos gerentes. É importante salientar que a liderança e a gerência não tem os mesmos conceitos, muitos acreditam serem a mesma coisa, mas não é. Enquanto gerência é o que fazemos e liderança é quem somos, ou seja, um gerente pode ser eficaz, bom planejador, bom gestor, organizado, e mesmo assim não ter as capacidades motivacionais de um líder.

A verdadeira capacidade de liderar, envolve a coragem de encarar a realidade e ajudar as pessoas em seu entorno que façam o mesmo, criam sinergias para compartilhar ideias na busca de alternativas para um melhor desempenho da equipe.